topo
linha2

Fotogaleria

 

» Home » Crónicas e Artigos » João Ávila » Festa da Imaculada Conceição

 

Festa da Imaculada Conceição

 

Imaculada Conceição

Um de dezembro de 1640 é o dia da restauração da independência de Portugal, depois de ter sido subjugado durante 40 anos pelo domínio de Castela.

D. João IV, após ter sido aclamado Rei, e, em homenagem à Imaculada Conceição, colocou a sua coroa na imagem da Virgem que se venera na Igreja, do Palácio de Vila Viçosa.

A partir de tal gesto, nunca mais nenhum Rei usou coroa.

Assim, a igreja Católica, deliberou que o dia 8 de dezembro fosse dedicado á Imaculada Conceição, proclamada Rainha de Portugal.

Deste modo, a freguesia da Conceição da ilha do Faial, Açores, festeja nesse dia a sua Padroeira.

Precedida de novena, hoje, dia 8, realizaram-se na sua igreja missas festivas, organizadas pelas paróquias das Angustias e Feteira, Matriz e Flamengos, e, pelas 15 horas a homenagem da freguesia à sua Padroeira, a Senhora da Conceição.

Após a missa, seguiu-se a procissão, incorporando-se as entidades locais, organismos desportivos, Irmandades do Espirito Santo, diversas congregações, civis e militares, bombeiros, irmãos do Santíssimo, três filarmónicas e muitos fieis que seguiam em duas alas.

O andor da imagem foi transportado por paroquianos da freguesia, e sob o Pálio, seguiam os respetivos párocos, sendo o Santo Lenho levado pelo Padre Artur Cunha, da Igreja das Angustias.

A tarde estava amena e esta manifestação pública à Senhora da Conceição, Rainha de Portugal, constituiu uma jornada de Fé e de Amor, aquela que simboliza todas as Mães do Mundo.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007